O PENSAR COMO SUPERAÇÃO DA IDEOLOGIA NO CONTEXTO EDUCACIONAL EM HANNAH ARENDT

Giulia Tognareli Galvão Hessel, Jairo Ferrandin

Resumo


O presente artigo aborda o tema do pensar filosófico como possibilidade de superação do elemento ideológico no âmbito educacional. O objetivo é mostrar que o exercício do pensamento pode superar a ideologia na educação na medida em que a submete ao confronto com suas contradições internas e seus limites. O tema é discutido na perspectiva do pensamento de H. Arendt, sobretudo nas obras em que a autora analisa o tema da ideologia e da educação. A discussão do tema foi orientada pelos comentários de autores que se ocupam do pensamento dessa autora. O estudo mostra que a lógica da ideia presente nas ideologias é parcial por rejeitar o pensar, podendo se transformar em mecanismo de domínio, poder e violência quando apropriada por instituições, dentre elas a escolar. A escola tem se transformado em terreno propício para o cultivo das ideologias por privilegiar o conhecimento estabelecido em detrimento do movimento de pensar. O estudo permite considerar que a ausência do pensamento no âmbito escolar favorece a instauração do elemento ideológico. Nesse sentido, torna-se imprescindível no contexto atual retomar o pensamento e repensar a missão da escola que consiste, basicamente, em apresentar ao educando o mundo em sua integridade.


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