ENSAIO SOBRE O TRABALHO DOCENTE NA PANDEMIA COVID-19, NORTEADO PELA OBRA “SOCIEDADE DO CANSAÇO” DE BYUNG-CHUL HAN

Ricardo Lima Praciano de Sousa, Lúcio França Teles

Resumo


Este texto busca estabelecer uma análise sobre o tema pandemia do coronavírus e suas implicações sobre o trabalho do docente brasileiro, em especial da escola pública. Para isso, se vale como norteador o filósofo Byung-Chul Han e sua obra “Sociedade do Cansaço”, dialogando com outras referências e autores, como Codo e Vasquez-Menezes, Gonçalves e Medeiros Guimarães, Oliveira e Pereira Júnior, entre outros. Apresenta como dados subsidiadores a pesquisa do GESTRADO/UFMG 2012. Este texto apresenta uma reflexão do atual contexto social preconizado pela positividade excessiva e seus reflexos no esgotamento (burnout) no trabalho docente em tempos pandêmicos.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.