O ENSINO FENOMENOLÓGICO-FRANCISCANO COMO POSSIBILIDADE DE APRENDIZADO HUMANO INTEGRAL

Vinícius de Oliveira Betim

Resumo


O cenário atual da educação é fruto de um processo de fragmentação que vem acontecendo em toda a sociedade devido ao modelo industrial vigente que transforma o processo de criação em uma linha de produção na qual cada funcionário possui seu trabalho específico. Ademais, o método cartesiano, utilizado na esmagadora maioria das ciências, também auxiliou muito nessa visão fragmentada da pessoa humana, não mais a reconhecendo como ser integral. Uma vez que a formação recebida é justamente em vista do trabalho laboral que o aluno desempenhará futuramente e que todo o ensino vigente se baseia completamente no método cartesiano, a formação humana tem sido deixada de lado e tem se aplicado uma educação formal conteudista que ensina a seus alunos que uma nota em uma avaliação o definirá enquanto pessoa. Frente a essa realidade, destaca-se um modelo de formação pautado em valores humanos e que busca a formação da pessoa humana de forma integral, pois, mais do que um trabalhador e decorador de conteúdos, o aluno é um ser humano e, enquanto tal, ser integral. Trabalhar suas capacidades e modo de ser perante a realidade em que se insere é tarefa fundamental para que se consiga um aprendizado de fato. O ensino franciscano consiste neste aprendizado integral do ser humano. Tendo como base o próprio Francisco de Assis e mais hodiernamente Frei Hermógenes Harada, OFM, busca-se explicitar de que forma é possível esse método mudar a realidade vigente por meio da mudança na perspectiva de educação.


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