ÉTICA DA ALTERIDADE

Tiago Cunha Rizzo

Resumo


Este artigo procura estabelecer a importância da Dignidade da Pessoa Humana a partir da Filosofia de Emmanuel Lévinas, um filósofo judeu que inaugurou o pensamento Ético como prioridade na Filosofia, podendo ser chamado até mesmo de Filosofia Primeira. Centrado em seu pensamento, mas ancorado em outras obras que tratam sobre Ética, ser humano e relações humanas, este artigo apresenta o imenso valor que a vida humana possui em si mesma, em detrimento do discurso contemporâneo de mercado ou capitalista. Visa esboçar um meio de se resgatar a dignidade humana perdida. Descreve-se sobre a Ética da Alteridade, que olha para o Outro, e de como ter diante de si a Face do Outro, uma vez que a Face é de suma importância neste modo de pensar. Reflete-se ainda como a Dignidade Humana é vilipendiada, ferindo assim o que fere e o desprezado. Descartar a dor humana e a possibilidade de relação social que saia de si para Lévinas é inconcebível. Só há um “Eu” que floresça verdadeiramente como “Eu” e como meio eficaz de melhora desta situação é a educação voltada para o amor e para olhar o Outro, uma vez que a humanidade tem perdido esta sensibilidade para com o ser humano, é preciso educa-la para tal. O método empregado foi de revisão bibliográfica. Pôde-se perceber que somente pela via da educação pautada na Ética da Alteridade pode-se progredir numa mudança de mentalidade que valorize mais o ser humano.


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